terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Entrevista com Carolina

Sabe-se que alguns dos fenômenos vivenciados durante uma experiência de quase-morte podem ocorrer diante de um perigo apenas aparente e subjetivo de morte (veja o marcador "como este tema é pesquisado"). Carolina, por exemplo, viveu a experiência de "se ver de cima" após um desmaio quando ainda era criança e se lembra da experiência: 


Carolina: Foi assim, eu tava com anemia muito forte, tinha jantado, mas quando acordei pra ir pra escola, não tinha tomado café da manhã. Cheguei na escola e fui indo pra sala, tem que subir uma escada, subindo a escada fiz um esforço muito grande e fiquei ofegante, me sentindo mal. Quando cheguei na sala, coloquei minhas coisas na cadeira, aí eu desabei. Quando olhei pra cima, vi o pessoal correndo em minha direção gritando: “CAROL!”, aí eu fiquei com medo e fui me afastando, aí depois falaram: “chama a professora, chama a professora!”. E eu: “como assim, por quê?” e eu não conseguia ver meu corpo no chão ainda, quando a professora chegou e me levantou, aí eu me vi, no colo da professora. Aí ela me levou pra fora da sala e chegou a professora da minha turma (a professora que tinha me pego no colo primeiro era a professora da terceira série), aí a professora me pegou no colo até a beira da escada, quando o zelador chegou e me levou pra baixo e me botou num sofá que tinha na coordenação. Eu fiquei lá por uma hora mais ou menos, a coordenadora: “meu deus, o que vou fazer, liga pra mãe dela!”, ligaram pra minha mãe, ela tava no trabalho, quando ela recebeu a ligação, saiu do trabalho e foi na hora. E eu fiquei lá sentada na minha frente, me olhando deitada no sofá, eu tava com medo e não queria sair de perto do meu corpo, eu não sabia, eu só queria ficar ali. Aí de repente eu fui me aproximando, me aproximando, me aproximando e acordei.
Beatriz: Mas tu consegues distinguir o que é que te disseram que aconteceu e o que foi que você viu?
Carolina: Assim, eu contei pra outras pessoas o que aconteceu e tal, mas eles me disseram que foi projeção da minha mente do que me contaram que aconteceu, mas eu já tinha visto isso e já tinha certeza do que tinha acontecido antes de me contarem. Que disseram que eu desmaiei e tudo, e eu já sabia, foi como se estivessem me confirmando o que eu tinha visto. “Ah, porque você sonhou com o que aconteceu e quando lhe contaram você achou que foi isso mesmo”. Eu acho que não tenha sido, eu acho que eu realmente tava fora do meu
corpo e que eu me vi. Sabe? Agora eu não sei se isso é verdade mesmo ou se tem uma explicação mais lógica do que espiritual.
Beatriz: As coisas que você disse que viu foram confirmadas por outras pessoas?
Carolina: Sim, a professora falou tudo: que quando eu cheguei na sala os meninos ficaram assustados, que vieram pra cima de mim e chamaram a professora, e quem me levou pra forafoi a professora da terceira série, e que depois ela chegou e me pegou toda mola como se eu estivesse morta. Só que ela não desceu comigo, quem me levou pra baixo foi o zelador, e eu lembro de tudo isso, lembro até do zelador.
Beatriz: Foi a única vez que aconteceu algo assim?
Carolina: Foi. Porque a anemia tava MUITO forte, quando a anemia tava no ponto máximo, eu não podia fazer um esforço que passava mal.
Beatriz: Tu imaginas que deve ser assim quando a pessoa morre?
Carolina: Eu acho que quando a pessoa morre, porque eu não morri, eu só desmaiei, ela deve sair do corpo, ela deve ver as pessoas, mas como ela morreu, ela deve ver alguma coisa que leve ela pra outro canto, porque ela não fica aqui. Uma luz, um caminho, qualquer coisa que leve ela pra uma outra dimensão.
Beatriz: E você viu algo além? 
Carolina: Eu não vi, eu só via as pessoas histéricas, e eu tava com medo porque não sabia o que tava acontecendo. E eu não me via no mesmo patamar que eu tava, eu me via mais em cima.
Beatriz: Quais são as sensações? Tu relatas ter se visto de cima, eu não sei se tu terias sentido outra coisa na tua audição, no teu tato, no teu cheiro, ou só foi ter se visto de cima?Carolina: eu não lembro direito porque faz muito tempo, eu me vi de cima, quando eu tava na sala ainda, quando os meninos estavam me vendo. Eu estava perto das cadeiras e não estava vendo meu corpo, ele tava caído no chão e eu só o vi quando a professora levantou. Aí eu comecei a subir, aí eu fiquei com medo e parei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário