Ao longo da história
da humanidade, homens e mulheres se questionaram sobre o que acontece na hora
da morte e buscaram explicações na filosofia ou na religião; esta busca
continua até hoje e já existem investigações científicas a este respeito. Na
ciência, Raymond Moody, introduziu o termo “Near Death Experience ou NDE”
(Experiência de Quase-Morte ou EQM, em português). Este termo passou a ser
usado para se referir à experiências subjetivas que eram relatadas por
pessoas que estiveram à beira da morte, mas retornaram.
As EQMs apresentam alguns elementos
característicos, que se repetem nos relatos de diferentes pessoas, como a visão
de um túnel e de uma luz forte, a sensação de estar em uma outra dimensão, a
sensação de estar fora do corpo e de poder vê-lo de cima, um sentimento de paz,
a percepção de seres não-físicos, a experiência de rever a sua vida, entre
outros fenômenos incomuns (Greyson, 2007; Parnia & Fenwick, 2001). Os
cientistas estão buscando formas de compreender estes fenômenos, que para os
religiosos podem ser confirmações de sua fé.
Mas e você, o que acha? As EQMs confirmam
as ideias religiosas? A ciência será capaz de explicar tudo e retirar a EQM da
esfera espiritual? Ou a EQM é uma ponte, que permitirá um maior diálogo entre a
ciência e a espiritualidade? Se inspire no vídeo e responda a nossa enquete. E
caso queira saber de mais informações, leia o texto “Aprofundando”.
Reportagem de EQM (Experiência de Quase-Morte) no Fantástico-2:
Aprofundando
Greyson (2007) informa que estas
experiências já eram descritas esporadicamente no século XIX. Mas foi apenas em
1975 que o termo EQM surgiu em um livro publicado por Moody, um médico
americano, que divulgou experiências incomuns de 150 pessoas que quase morreram
(Parnia & Fenwick, 2001). Antes de Moody, Heim, um alpinista suíço, foi o
primeiro a descrever a sua experiência de quase-morte (Delgalarrondo, 2008).
Experiências desta natureza, que trazem conteúdos místicos e não se
adéquam ás explicações usualmente aceitas, são tratadas como “experiências
anômalas ou EAs” e estão associadas à definição do estado alterado de
consciência (EAC), que nas palavras de Charles Tart (1972, como citado em Almeida
e Lotufo Neto, 2003; p.22) é “uma alteração qualitativa no padrão global de
funcionamento mental que o indivíduo sente ser radicalmente diferente do seu
modo usual de funcionamento”.
EAs são consideradas elementos importantes nas sociedades, mas têm recebido
pouca atenção da comunidade científica, ou são abordados de forma pouco
rigorosa, e frequentemente são tratadas como fenômenos raros, associados à
“culturas primitivas” ou como indicadores de psicopatologia. No entanto, várias
pesquisas populacionais recentes têm demonstrado que estas experiências são
muito freqüentes e nas últimas décadas tem havido um reflorescimento das
pesquisas nessa área. (Almeida e Lotufo Neto, 2003).
É provável que o número de casos de EQMs
aumente dado o avanço das técnicas modernas de ressuscitação (Serralta, Cony,
Cembranel, Greyson & Szobt, 2010) e que o número de cientistas interessados
no tema também cresça. Greyson (2007), por exemplo, aponta três grandes razões
para pesquisar as EQMs: estas experiências geram mudanças abrangentes e
duráveis nas crenças, valores e atitudes dos pacientes diante da vida e da
morte; estas experiências podem ser confundidas com estados psicopatológicos, mas
necessitam de uma abordagem diferente; e o estudo destas experiências poderá
promover uma maior compreensão acerca do funcionamento da consciência e de sua
relação com o cérebro.
As EQMs podem durar apenas alguns
segundos ou minutos (Dalgalarrondo, 2008) e acontecem em crianças ou adultos,
de culturas diferentes e independentemente da fé do paciente, embora haja
diferenças culturais e religiosas no conteúdo subjetivo da mesma (Parnia &
Fenwick, 2001). Os relatos obtidos revelam um conjunto de alterações nos
processos cognitivos, pois a percepção funciona de uma forma radicalmente
diferente, permitindo experiências extracorpóreas, e a memória também se
altera, permitindo a experiência de rever toda a sua vida. A partir de Greyson
(1983ª, como citado em Oliveira, n.d), é possível classificar essas alterações
em quatro dimensões: a cognitiva, incluindo os pensamentos acelerados; a
afetiva, incluindo a sensação de paz; a paranormal, incluindo a experiência
extracorpórea; e a transcendental, incluindo o contato com seres não-físicos.
Nós pretendemos, através deste humilde
blog, refletir sobre as polêmicas relações entre a mente e o corpo e entre a
ciência e a espiritualidade, mostrar como a ciência vem estudando as EQMs,
esclarecendo sobre as limitações no estudo desta área, e revelar os
questionamentos e as interpretações propostas a partir de diferentes pontos de
vista. Acreditamos que os interessados neste tema devem manter a cabeça e o
coração abertos para diferentes verdades, pois ciência e religião possuem seus
méritos e suas limitações; a busca pelo conhecimento deve ultrapassar a nossa
necessidade de comprovar nossas próprias crenças ou hipóteses. Veja as próximas
publicações.
Bibliografias
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Eu acho que vivenciei uma eqm, por um curto período de tempo, mas tenho uma certa confusão mental quando digo a respeito. Perdi a memória durante um ou dois dias, mas me recordo de uma extrema luz. Meus familiares relatam delírios no período que eu estava internado, gostaria de entrar em contato e saber mais.
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