segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O que é Experiência de Quase-Morte (EQM)?

       Ao longo da história da humanidade, homens e mulheres se questionaram sobre o que acontece na hora da morte e buscaram explicações na filosofia ou na religião; esta busca continua até hoje e já existem investigações científicas a este respeito. Na ciência, Raymond Moody, introduziu o termo “Near Death Experience ou NDE” (Experiência de Quase-Morte ou EQM, em português). Este termo passou a ser usado para se referir à experiências subjetivas que eram relatadas por pessoas que estiveram à beira da morte, mas retornaram.
As EQMs apresentam alguns elementos característicos, que se repetem nos relatos de diferentes pessoas, como a visão de um túnel e de uma luz forte, a sensação de estar em uma outra dimensão, a sensação de estar fora do corpo e de poder vê-lo de cima, um sentimento de paz, a percepção de seres não-físicos, a experiência de rever a sua vida, entre outros fenômenos incomuns (Greyson, 2007; Parnia & Fenwick, 2001). Os cientistas estão buscando formas de compreender estes fenômenos, que para os religiosos podem ser confirmações de sua fé.
Mas e você, o que acha? As EQMs confirmam as ideias religiosas? A ciência será capaz de explicar tudo e retirar a EQM da esfera espiritual? Ou a EQM é uma ponte, que permitirá um maior diálogo entre a ciência e a espiritualidade? Se inspire no vídeo e responda a nossa enquete. E caso queira saber de mais informações, leia o texto “Aprofundando”. 

Reportagem de EQM (Experiência de Quase-Morte) no Fantástico-2: 

Aprofundando


Greyson (2007) informa que estas experiências já eram descritas esporadicamente no século XIX. Mas foi apenas em 1975 que o termo EQM surgiu em um livro publicado por Moody, um médico americano, que divulgou experiências incomuns de 150 pessoas que quase morreram (Parnia & Fenwick, 2001). Antes de Moody, Heim, um alpinista suíço, foi o primeiro a descrever a sua experiência de quase-morte (Delgalarrondo, 2008).
Experiências desta natureza, que trazem conteúdos místicos e não se adéquam ás explicações usualmente aceitas, são tratadas como “experiências anômalas ou EAs” e estão associadas à definição do estado alterado de consciência (EAC), que nas palavras de Charles Tart (1972, como citado em Almeida e Lotufo Neto, 2003; p.22) é “uma alteração qualitativa no padrão global de funcionamento mental que o indivíduo sente ser radicalmente diferente do seu modo usual de funcionamento”.
EAs são consideradas elementos importantes nas sociedades, mas têm recebido pouca atenção da comunidade científica, ou são abordados de forma pouco rigorosa, e frequentemente são tratadas como fenômenos raros, associados à “culturas primitivas” ou como indicadores de psicopatologia. No entanto, várias pesquisas populacionais recentes têm demonstrado que estas experiências são muito freqüentes e nas últimas décadas tem havido um reflorescimento das pesquisas nessa área. (Almeida e Lotufo Neto, 2003).
É provável que o número de casos de EQMs aumente dado o avanço das técnicas modernas de ressuscitação (Serralta, Cony, Cembranel, Greyson & Szobt, 2010) e que o número de cientistas interessados no tema também cresça. Greyson (2007), por exemplo, aponta três grandes razões para pesquisar as EQMs: estas experiências geram mudanças abrangentes e duráveis nas crenças, valores e atitudes dos pacientes diante da vida e da morte; estas experiências podem ser confundidas com estados psicopatológicos, mas necessitam de uma abordagem diferente; e o estudo destas experiências poderá promover uma maior compreensão acerca do funcionamento da consciência e de sua relação com o cérebro.
As EQMs podem durar apenas alguns segundos ou minutos (Dalgalarrondo, 2008) e acontecem em crianças ou adultos, de culturas diferentes e independentemente da fé do paciente, embora haja diferenças culturais e religiosas no conteúdo subjetivo da mesma (Parnia & Fenwick, 2001). Os relatos obtidos revelam um conjunto de alterações nos processos cognitivos, pois a percepção funciona de uma forma radicalmente diferente, permitindo experiências extracorpóreas, e a memória também se altera, permitindo a experiência de rever toda a sua vida. A partir de Greyson (1983ª, como citado em Oliveira, n.d), é possível classificar essas alterações em quatro dimensões: a cognitiva, incluindo os pensamentos acelerados; a afetiva, incluindo a sensação de paz; a paranormal, incluindo a experiência extracorpórea; e a transcendental, incluindo o contato com seres não-físicos.
Nós pretendemos, através deste humilde blog, refletir sobre as polêmicas relações entre a mente e o corpo e entre a ciência e a espiritualidade, mostrar como a ciência vem estudando as EQMs, esclarecendo sobre as limitações no estudo desta área, e revelar os questionamentos e as interpretações propostas a partir de diferentes pontos de vista. Acreditamos que os interessados neste tema devem manter a cabeça e o coração abertos para diferentes verdades, pois ciência e religião possuem seus méritos e suas limitações; a busca pelo conhecimento deve ultrapassar a nossa necessidade de comprovar nossas próprias crenças ou hipóteses. Veja as próximas publicações. 

Bibliografias

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2 comentários:

  1. Eu acho que vivenciei uma eqm, por um curto período de tempo, mas tenho uma certa confusão mental quando digo a respeito. Perdi a memória durante um ou dois dias, mas me recordo de uma extrema luz. Meus familiares relatam delírios no período que eu estava internado, gostaria de entrar em contato e saber mais.

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